Exames

Prezando sempre pela qualidade, todos os processos merecem atenção especial, seja no atendimento ao cliente, na coleta da amostra, na execução do exame e na entrega do resultado. 

A garantia do padrão de qualidade está na qualificação do profissional, treinamento da equipe,  equipamentos de última geração, realização de controles internos diários e participação em controle de qualidade externo.

A Animage trata o controle de qualidade como um elemento fundamental e o resultado está na avaliação diária da precisão e da exatidão dos seus testes.

Veja os exames oferecidos pela nossa clínica 🙂

Ultrassonografia e Radiologia Digital

Também conhecido como RAIO X, é um exame que através de raios invisíveis vão atravessar as estruturas do corpo do paciente e vão se projetar em uma superfície própria. O laboratório Animage dispõe de um aparelho radiográfico digital de última geração. Além de ter uma imagem em perfeita definição, permite o armazenamento das imagens e, com isto, possibilita ao laboratório um comparativo posterior caso seja necessário. A radiologia veterinária é muito importante no auxílio diagnóstico dos médicos clínicos gerais. O raio – x é usado para auxiliar principalmente em problemas ortopédicos, como fratura, displasias coxofemoral, hérnia de disco, e também ajuda no diagnóstico de doenças pulmonares, doenças cardíacas, nos processos obstrutivos gastrointestinal e urinário. Com o exame radiográfico é possível acompanhar a evolução e a remissão de muitas doenças.

É um exame de diagnóstico por imagem que usa ondas sonoras de alta frequência, capaz de mostrar a maioria das estruturas dos órgãos que estão dentro do abdômen. Com ele é possível avaliar órgãos como rins, bexiga, fígado, vesícula biliar, intestino, baço, órgãos reprodutores, pâncreas e linfonodos, por exemplo. Possui grande importância no auxílio ao médico veterinário e é um exame dinâmico, que mostra em tempo real as estruturas observadas.
Com a ultrassonografia abdominal podemos:
– Confirmar prenhes e viabilidade dos fetos
– Observar alterações em estruturas como rins e bexigas, ou presença de areias ou pedras
– Identificar a presença de nódulos, massas e cistos em órgãos abdominais
– Detectar a presença de corpo estranho
– Identificar aumento ou alterações que podem sugerir inflamação ou infecção nos órgãos, como por exemplo uma piometra, ou gastroenterite

PREPARO: Para a ultrassonografia abdominal recomenda-se fazer o jejum alimentar (água liberado para tomar á vontade) de 8 a 12 horas, e 2 horas antes do exame, evitar deixar o paciente fazer xixi para uma melhor avaliação da bexiga.

O ultrassom ocular é muito utilizado para avaliação das estruturas internas do globo ocular e cavidade orbitária. Entre as indicações do exame, as mais frequentes são: as opacificações que dificultam o exame de fundo de olho como a catarata, alterações na transparência corneal, processos inflamatórios ou infecciosos, hemorragia, localização de corpo estranho entre outros.

Exames Laboratoriais de Análises Clínicas

A albumina é uma proteína produzida no fígado. O exame de sangue ajuda identificar se sua produção está reduzida.

Exame de sangue que auxilia no diagnóstico de doenças no pâncreas.

Alanina aminotransferase/ Transaminase glutâmico pirúvica
É um exame do sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado.
O fígado é um órgão que desempenha várias funções no organismo, uma delas é a transformação de nutrientes ingeridos.
O diagnóstico precoce de lesão no fígado facilita o inicio de um tratamento apropriado e reduz a incidência de falha irreversível.

Alanina aminotransferase/ Transaminase glutâmico oxalacética
É um exame do sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado e em outros tecidos.
O fígado é um órgão que desempenha várias funções no organismo, uma delas é a transformação de nutrientes ingeridos.
O diagnóstico precoce de lesão no fígado facilita o inicio de um tratamento apropriado e reduz a incidência de falha irreversível.

O cálcio é um dos minerais mais importantes do organismo, sendo essencial para o funcionamento dos músculos, nervos, coração. Formação dos ossos e coagulação do sangue.
Este exame auxilia no diagnóstico de doenças endócrinas, hipovitaminoses e doenças renais.

O colesterol é sintetizado principalmente no fígado, sendo essencial para a produção de hormônios, sais biliares e neurônios por exemplo. Uma disfunção nos níveis de colesterol chamamos de dislipidemia.
O colesterol alto em cães e gatos é o aumento de gorduras (lipídios) no sangue,chamado também de hiperlipidemia.
O colesterol baixo em cães e gatos é a redução dos níveis de gorduras (lipídeos) no sangue, chamado também de hipocolesterolemia.

Exame de sangue que indica lesão muscular.

A creatinina faz parte dos exames para análise do funcionamento dos rins.
Este exame pode ser feito do sangue, da urina ou de ambos.
Uma das funções dos rins é a filtração do sangue, que possibilita eliminar as substâncias tóxicas produzidas ou ingeridas pelo animal.
O diagnóstico precoce de lesão renal facilita o inicio de um tratamento apropriado e reduz a incidência de falha renal irreversível.

Fosfatase alcalina
É um exame do sangue que ajuda a identificar lesões e doenças do fígado, na vesícula bilear e doenças ósseas.
O fígado é um órgão que desempenha várias funções no organismo, uma delas é a transformação de nutrientes ingeridos.
A vesícula bilear tem a função de armazenar e secretar a bile.
O diagnóstico precoce de lesão no fígado facilita o inicio de um tratamento apropriado e reduz a incidência de falha irreversível.

Exame auxiliar para diagnóstico e acompanhamento em distúrbios renais, metabólicos e nutricionais.
O fósforo participa de várias funções no organismo como contração dos músculos, formação de ossos, absorção de carboidratos, metabolismo de proteínas e minerais entre outros. Sendo o segundo mineral em grande quantidade no corpo, perdendo só para o cálcio.

Exame de sangue que dosa o nível médio de glicose que circula na corrente sanguínea nas últimas duas a três semanas. Muito utilizada na monitoração glicêmica de gatos porque não sofre alterações por estresse. Auxilia no diagnóstico e aompanhamento de doenças endócrinas como diabetes mellitus.

Gamaglutamiltransferase
É um exame que se realizado do sangue ajuda a identificar lesões e doenças do fígado e vesícula bilear. Se for realizado da urina ajuda identificar lesão nos rins.
O fígado é um órgão que desempenha várias funções no organismo, uma delas é a transformação de nutrientes ingeridos. A vesícula bilear tem a função de armazenar e secretar a bile. Uma das funções dos rins é a filtração do sangue, que possibilita eliminar as substâncias tóxicas produzidas ou ingeridas pelo animal.
O diagnóstico precoce de doenças facilita o inicio de um tratamento apropriado e reduz a incidência de falha irreversível.

Exame de sangue que dosa a quantidade de glicose que circula na corrente sanguínea. Auxilia no diagnóstico de doenças endócrinas como diabetes mellitus.
A glicose é um açúcar simples que é a principal fonte de energia para o corpo. Podendo estar alta (hiperglicemia), normal (normoglicemia) ou baixa (hipoglicemia).

A globulina é uma proteína produzida no fígado e nos órgãos linfóides. O exame de sangue ajuda identificar se sua produção está reduzida.

Hemograma é o exame de sangue que mede a quantidade e qualidade das células que temos na corrente sanguínea.
As hemácias ou glóbulos vermelhos que são responsáveis por transportarem oxigênio e nutrientes para o corpo.
Os leucócitos ou glóbulos brancos que são responsáveis pelo sistema imune.
As plaquetas que atuam na coagulação

A lípase é uma enzima produzida pelo pâncreas, sua principal função é aumentar algumas reações químicas que ocorrem no organismo durante a alimentação.
Este exame de sangue auxilia no diagnóstico de doenças do pâncreas.

Hematozoários são protozoários, helmintos ou bactérias que atingem a corrente sanguínea, causando doenças nos animais. Podem ser transmitidos através da picada de ectoparasitas, gestação, transfusão sanguínea, picada de moscas ou mosquitos.
O exame é feito do sangue do animal por análise em microscópio.

Exame de sangue auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças renais, cardiológicas e metabólicas.
O potássio é um mineral essencial no funcionamento das células junto com o sódio.

O exame de proteínas totais dosa todas as proteínas que existem na parte liquida do sangue. Elas são produzidas pelo fígado e auxiliam no diagnóstico de anemias, inflamações, problemas no fígado, transporte de anticorpos (globulinas), doenças no pâncreas; desnutrição; doenças nos rins entre outras.

Exame realizado da urina do animal para verificação de lesão nos rins.

A contagem de reticulócitos serve para ver se a medula óssea (principal produtora de células do sangue) está produzindo células adequadamente quando temos uma necessidade maior, como anemia, hemorragia, processos infecciosos, hemólises entre outros.

Exame de sangue auxiliar no diagnóstico e tratamento de doenças renais, cardiológicas e metabólicas.
O sódio é um mineral essencial no funcionamento das células junto com o potássio.

O triglicérides é a reserva de energia do organismo, tendo a função de fornecer “combustível”para os músculos. Quando não estão sendo utilizados eles ficam armazenados em forma de gordura no corpo. Uma disfunção nos níveis de triglicérides chamamos de dislipidemia.
O triglicérides alto em cães e gatos é o aumento de gorduras (lipídios) no sangue,chamado também de hipertrigliceridemia.
O triglicérides baixo em cães e gatos é a redução dos níveis de gorduras (lipídeos) no sangue, chamado também de hipotrigliceridemia.

É um exame do sangue que ajuda verificar o funcionamento dos rins.
Uma das funções dos rins é a filtração do sangue, que possibilita eliminar as substâncias tóxicas produzidas ou ingeridas pelo animal.
O diagnóstico precoce de lesão renal facilita o inicio de um tratamento apropriado e reduz a incidência de falha renal irreversível.

Exame realizado da urina do animal. Auxilia no diagnostico de doenças do sistema urinário, metabólico, endócrino, sistema digestório entre outros.
Pode ser coletada da micção espontânea, por sonda ou por cistocentese (método onde o Medico Veterinário colhe direto da bexiga a urina).